Sábado à noite, de papo com um dos meus melhores amigos, ele me pergunta se eu queria visitar Londres com ele. Na hora eu ri, claro. “Espera, quero te mostrar uma coisa…” e eis que ele liga o computador e entra num site com vídeo. A princípio achei que fosse o youtube, mas logo percebi onde eu tinha ido parar: no cruzamento mais famoso do mundo na rua Abbey! A cena na capa do último (e dizem ser o melhor) álbum dos Beatles, que leva o nome da avenida, virou um marco. Eu diria que, considerando as circunstâncias, é happening às avessas. Apesar da suposta previsibilidade, ninguém sabe o que pode acontecer durante a performance.

Eram 21h aqui, então lá já passava das 1h da madruga do domingo, mas com a virada do horário de verão, estamos apenas 3h a menos do que o fuso de lá. À noite, poucas pessoas e poucos carros, mas não sei por qual motivo, razão, circunstância e, nossa, como eu pude lembrar?! Só sei que ao acordar e ligar o meu computador, resolvi acessar o site. Eu penso que isso sim é um verdadeiro reality show. Por uma hora eu assisti, em tempo real, pessoas passando, parando, fotografando, interagindo com a câmera, motoristas respeitando pedestres e pedestres respeitando a travessia somente na faixa, mas não é só isso; eu vi ciclistas dividindo harmoniosamente o asfalto, um pássaro atravessando pela faixa, indo e voltando. Depois um menino de uns 2 anos, aproximadamente, tentando pegar o pássaro. Pai passeando com os três filhos pequenos e outro pai dando tchauzinho pra câmera abraçado aos dois filhos grandes e falando no celular. Eu fiquei imaginando a conversa:

“Olha eu aqui!! tá me vendo? (…) é Abbey com dois B… (…) só ponto com (…) ah, agora tá me vendo? AHH legal!!! HUUAUUA (…) O Nicolas e o Joseph estão mandando um olá [os adolescentes com cara de paisagem do tipo ¬¬](…) ah é? então dá um print na tela. Tem como gravar? (…)”

Eu até vi uma jovem que resolveu parar na avenida mas deu um pulo rápido, porque aquele motorista, pelo visto, não queria esperar. Confesso que eu ri, mas ainda bem que ela não atropelou o carro.

Eu me diverti muito assistindo àquelas pessoas. Vou te levar até lá, aceita ao convite? Então entra!